sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Pedagogia do Conflito segundo Gadotti

Olá pessoal, essa semana pensei muito em postar algo aqui, então aproveitei o final de semana para postar uma novidade, na verdade gostaria de sugerir a leitura de um livro. Estou lendo um livro de Moacir Gadotti, que tem como título: Educação e Poder, introdução à Pedagogia do Conflito.

Fiquei super empolgada com a leitura e mais motivada quando percebi a relação tão evidente com o meu blog, não resisti e resolvi postar essa citação super pertinente ao ideal de educação de Paulo Freire, com as contribuições de Gadotti.
"A história da educação brasileira é a história da educação do colonizador. A pedagogia do colonizador forma gente submissa, obediente ao autoritarismo do colonizador. Nessa pedagogia, o educador tem por função policiar a educação para que não se desvie da ideologia do dominador.
Numa pedagogia oposta à pedagogia do colonizador (que na falta de melhor expressão chamamos de pedagogia do conflito), o educador reassume a sua educação e seu papel eminentemente crítico: à construção (opressor-oprimido, por exemplo) ele acrescenta a consciência da contradição, forma gente insubmissa, desobediente, capaz de assumir a sua autonomia e participar na construção de uma sociedade mais livre."*
O livro aborda questões sobre o capitalismo tão discutido por Marx, fala dos aparelhos ideológicos de Althusser do Estado, da educação passiva a fim de docializar a sociedade segundo Foucault, questiona sobre a educação para classes (opressor-oprimido), a educação é um ato político , a importância do ensino de filosofia nas escolas, mas não uma filosofia ideológica e sim uma filosofia ativa, que propague o descontentamento, a desobediência, pois então, fica aqui minha sugestão de leitura.

"O ato educativo é essencialmente político. [...] Ou fazemos uma pedagogia do oprimido ou fazemos uma pedagogia contra ele."*


*GADOTTI, Moacir. Educação e poder: introdução à pedagogia do conflito. São Paulo, ed. Cortez: autores associados, 1982.

Um comentário: