terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Escola, aparelho ideológico do Estado?

Segundo a Teoria de Althusser, existem mecanismos sociais com especificas ideologias de repressão. Temos como aparelho ideológico do Estado: A igreja, escola, família e outras instituições. Séculos atrás tínhamos como principal aparelho ideológico a Igreja, que através de suas ideologias exercia grande representação social.

“Acreditamos, portanto ter boas razões para afirmar que, por trás dos jogos de seu Aparelho Ideológico de Estado político, que ocupava o primeiro plano do palco, a burguesia estabeleceu como seu aparelho de Estado n° 1, e, portanto dominante, o aparelho escolar, que, na realidade, substitui o antigo aparelho ideológico de Estado dominante, a Igreja, em suas funções. Podemos acrescentar: o par Escola–Família substitui o par Igreja–Família.”(ALTHUSSER, L. Aparelhos Ideológicos de Estado, p. 78).

Para romper com essa triste realidade opressora, surgem movimentos na educação para promover a liberdade, autonomia ao educando. Surge então em 1960 a Educação Popular, idealizada pelo educador Paulo Freire. A educação popular tem como objetivo conscientizar às vítimas de desigualdades sociais e culturais a emancipação social, cultural e política.

Com certeza educar é um ato político! O ato de educar não é neutro. Ou o educador ele trabalha com seus alunos no sentido de desenvolver-lhes o senso crítico questionando, criticando, buscando mudanças para o que está aí posto socialmente ou ele passa para seus alunos a idéia de que está tudo bem, tudo certo e trabalha numa perspectiva da alienação, mantendo a sociedade do jeito que ela está.


Um comentário:

  1. Adorei o assunto abordado! Isto me recorda a oposição das correntes positivista que tem como seu principal fundador Augusto Comte, o qual afirmava que para haver progresso é necessário que haja ordem, desta forma o sujeito deveria se conforma com sua posição na sociedade, é nesta corrente que temos uma educação verticalizada e dominante. Logo após surge Marx, com uma idéia totalmente contrária do poitivismo, este acreditava que o progresso, a mudança o corre a paritir dos conflitos. Assim, Marx em seguida iria influenciar Paulo Freire, que nos traz a idéia de uma Educação libertária, o qual tenta tornar o sujeito crítico, questionador e formador de problemas.

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